E se a sua casa tiver a sua cara… country

Seguindo a nossa ideia de conversar sobre o universo country de maneira diversificada, hoje a D&R Cintos vai falar um pouco de decoração country. Ao contrário do que você possa imaginar, a origem da decoração do estilo country não são as fazendas e vales texanos ao sudeste dos Estados Unidos. A origem dela vem de outro lado no oceano, ou seja, aquela cadeira de balando feita em madeira, pode ter vindo de algumas províncias da França. Elas são mais antigas do que aparentam, e acredite, não são conhecidas como “country” ou algo do gênero por lá.

Móveis brancos, objetos de palha e de madeira misturados com tons suaves e florais são características do gênero que ficou popularmente conhecido como o country e/ou rústico, mas nas suas raízes esse gênero é conhecido como French Country Style. Surgiu por meados do século XVI, quando famílias campestres tentavam imitar decorações das casas da monárquicas.  As madeiras de baixa qualidade e manufaturadas daquela época eram vendidas como se fossem semelhantes das grandes casas, para disfarçar a má qualidades os artesões misturavam cola e gesso durante a confecção. Tal misturava resultou em móveis desgastados e envelhecidos durante pouco tempo de uso.

Assim surge a característica principal desse estilo, os móveis com madeiramento desgastados e rústicos.  Esse resultado interessou várias pessoas, séculos depois ele já cruzava o oceano e caracterizada outras épocas, o sucesso se repete atualmente, são as famosas pátinas.

Legal né? Então vamos a algumas dicas para decorar seu ambiente nesse estilo.

Escolhas pequenas partes da casa para fazer a decoração, e vá expandindo se achar necessário. Comece com uma parede ou alguns móveis.  A ideia é separar uma pequena parte da casa para criar a ambientação. Para isso utilize peças coringas que são mais reconhecidas no Country. Prateleiras como louças (Louceiro), ou um sofá em madeira e com almofadas, colchas de patchwork podem ser uma boa opção para começar a trabalhar esse tema.

Invista na madeira, até o acabamento artesanal pode dar um charme para o conteúdo como um todo.  Cadeiras e mesas são ótimas opções para quem busca adquirir uma mobilha de longa duração.

Prefira decorar salas, cozinhas e áreas externas, esse visual carrega o ambiente e se torna muito caricato. Isso pode enjoar quem passa muito tempo por ali. Por isso, evite quartos e banheiros, esses ambientes precisam ser aconchegantes, mas claro, se você gosta muito de todo esse universo country, sinta-se livre para escolher qualquer parte do imóvel.

Bom, e pra combinar com o visual country da sua casa, escolha alguns acessórios em nosso site e se vista à caráter. Até a próxima!

Compartilhar